Para ajudar a contornar a situação e preparar pessoas para todas as competências necessárias na pecuária moderna, a GlobalGen Vet Science promoverá o III Megacurso - Formação de Gerentes e Capatazes em Pecuária de corte
Uma vez que 84% da população brasileira já é urbana, conforme aponta estudo realizado pelo Centro de Inteligência da Carne Bovina (CICARNE), vinculado à Embrapa Gado de Corte, o apagão de mão de obra nas fazendas pecuárias é iminente, sendo um dos dez maiores gargalos que o setor enfrentará até 2040.
Tudo por conta da baixa disponibilidade de pessoas capacitadas na lida dos animais, muitas das quais têm migrado para propriedades agrícolas. Na avaliação de Guilherme Malafaia, pesquisador da Embrapa à frente do estudo, “a falta de mão de obra qualificada é um dos maiores desafios à manutenção da competitividade de uma fazenda de gado de corte”, aponta.
Segundo Gabriel Sandoval, gerente de Marketing da GlobalGen vet science, a escassez de mão de obra já é uma realidade no Brasil, especialmente, no sistema de cria, atividade cada vez mais recorrente dentro das propriedades e onde a intensificação da reprodução torna-se desafiadora. “Não há inseminador e gente especializada suficiente para conduzir os manejos necessários à inseminação artificial em tempo fixo”, alerta Sandoval.
É para ajudar a suprir a demanda por mão de obra qualificada que a GlobalGen promove a terceira edição do Megacurso de Formação de Gerentes e Capatazes em Pecuária de Corte. O evento será realizado no Parque Agropecuário de Goiânia, Setor 2, na capital goiana, nos dias 19 e 20 de junho. A programação envolverá desde o manejo reprodutivo até as capacidades de liderança e gestão.
“O megacurso costuma receber um público bastante eclético porque reúne tanto pessoas com boa vivência na pecuária quanto aquelas com menor instrução pedagógica. Os professores são consultores há mais de 20 anos e estão preparados para lidar com tamanha diversidade”, informa o gerente de Marketing da GlobalGen. São eles o médico-veterinário Marcelo P. Beretta e o zootecnista Rafael B. Trannin.
Juntos, os dois profissionais já treinaram mais de 4.000 pessoas nos últimos 20 anos, além de possuírem 95% de aprovação do público nas edições anteriores. “Todos os temas abordados no Megacurso são voltados à prática e à rotina de uma fazenda pecuária, seja ela de grande ou pequeno porte ou, ainda, de produção intensiva. O conhecimento adquirido é aplicável em qualquer propriedade”, garante José Ricardo Fachin, promotor técnico da GlobalGen no estado do Mato Grosso.
PRINCIPAIS MÓDULOS DO MEGACURSO
Manejo reprodutivo – Esse módulo apresenta todas as técnicas da atividade de cria: protocolos hormonais de sincronização de cio, inseminação artificial, boas práticas de manejo com botijão de sêmen, descongelamento das doses, definição da estação de monta, seleção de touros melhoradores e boas práticas de manejo. Manejo sanitário – O destaque será para as boas práticas de vacinação e a importância de um calendário sanitário eficaz, com noções de aplicação correta de vacinas, vermífugos e controle de doenças. “Um bom exemplo é a importância das vacinas reprodutivas, muitas vezes negligenciadas pelo pecuarista”, lembra Fachin. Manejo Nutricional – Foca o aporte nutricional da fazenda mostrando os diferentes sistemas de pastagem, noções de suplementação, balanço energético, pastejo rotacionado, dietas para cada categoria animal, formulação de suplementos, valores nutricionais das diferentes forragens e análise do escore corporal das vacas. Bem-estar Animal – Os ensinamentos orbitarão os impactos negativos que a lida com alto grau de estresse provoca na reprodução, desempenho zootécnico e qualidade de carcaça dos animais. No megacurso, os professores fornecerão noções do comportamento bovino e técnicas de manejo racional.
Genética e Cruzamento – Serão apresentados vantagens e desafios do cruzamento industrial, apresentando as raças bovinas mais indicadas para cada sistema produtivo, os benefícios da heterose, particularidades do mercado de carne de qualidade e como utilizar a régua de DEP (Diferença Esperada na Progênie) dos programas de melhoramento.
Liderança – A liderança é fundamental não somente à hierarquia, mas também à responsabilidade do cargo de gestor em si e à habilidade de transmitir confiança e respeito aos colaboradores. “Postura profissional tem uma importância crucial para que a equipe tenha engajamento, profissionalismo e responsabilidade”, pontua Sandoval.
- >>> As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas com Carlos Consentini (16) 99728-7560 e José Ricardo Fachin (16) 99722-9389.
ATENDIMENTO À IMPRENSAPec Press® - Comunicação Estratégica
Adilson Rodrigues – Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues – Coordenação
WhatsApp: (11) 9 8642-8773
imprensa@pecpress.com.br
Clique aqui para sair desta lista de transmissão