Autor do primeiro gol do Bolívar no empate em 2 a 2 contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o meia Robson Matheus é um dos principais nomes do clube boliviano. Ele tem raízes brasileiras e carrega consigo uma pitada de rivalidade com o Galo.
Nascido em Santa Cruz de La Sierra, o jogador de 23 é filho de pai brasileiro e fez base no Brasil. Iniciando sua trajetória no Corinthians, ele passou por equipes como Portuguesa, Palmeiras e Cruzeiro, principal rival do time alvinegro.
Em entrevista exclusiva ao Portal iG Esportes, Robson destacou a reação da equipe no primeiro duelo diante do Atlético, e revelou que sempre teve vontade de marcar contra o antigo rival mineiro.
"Primeiramente, agradecer a Deus pelo gol, pela partida. A gente sabia que ia ser um jogo difícil sabia que o Galo ia ficar atrás e jogar no contra-ataque. No primeiro tempo, faltando cinco minutos, o Galo achou dois gols no contra-ataque, um de bola parada, que a gente ficou desprevenido. Mas a gente sabia como ia ser difícil jogar contra o Galo", iniciou.
"Segundo tempo a gente falou, é tudo ou nada. Colocamos isso na cabeça, aí graças a Deus eu consegui achar o gol bem cedinho no segundo tempo, nos 48 minutos, e aí deu vida pra gente, né? Conseguimos levantar a moral, mas aí veio a expulsão que doeu muito. Já ia ser difícil, com uma expulsão mais difícil ainda. A gente queria a vitória erramos um pênalti ainda, não conseguimos a vitória mas como eu sempre falei, Deus sabe todas as coisas. Vai ser um jogo difícil quarta mas não impossível, vamos lutar pela classificação", completou.
"Na verdade, sempre tive vontade de fazer gol no Galo. Desde a base que eu estava no Cruzeiro, sempre tive vontade de fazer gol nos clássicos, e agora tive a oportunidade de fazer o gol. Vários cruzeirenses me chamaram ontem, me parabenizando pelo gol e tal, pela partida. É muito gratificante para mim isso", revelou.
Sintético e jogo de volta
Analisando a partida de ida, o meia avaliou que a equipe deve ter mais espaço para jogar na Arena MRV, afinal, o Atlético não deve ficar recuado em campo.
"A gente realmente não está acostumado a gramado sintético, mas acho que lá na quarta-feira vai ter mais espaço. Aqui o Galo veio bem fechadinho, estava bem difícil de entrar e lá acho que já vai ter mais espaço para jogar. Vai ser um jogo muito bom e se Deus quiser nós vamos sair com essa classificação de lá", afirmou.
"Acho que o Galo vai dar mais espaço para nós lá. Não vai estar fechado como estava ontem, porque realmente ontem estava muito fechado, tem o fator da altitude, que está jogando de visitante e tudo isso. Lá não tem isso, vai estar com a torcida deles, acho que eles vão vir para cima, e aí nós vamos ter a oportunidade de fazer o que eles fizeram ontem, né? De contra-atacar, agora a nossa vez. Se Deus quiser, já achar golzinho aí bem cedo para matar o jogo e lutar até o final, todos os 90 minutos aí para lutar", avaliou.
Copa do Mundo de 2026
Robson foi titular na vitória da seleção boliviana contra o Brasil, em El Alto, e já não esconde a expectativa para os confrontos da repescagem para o Mundial de 2026.
“Na verdade já fica aquele pensamento querendo chegar março logo, a gente vai ter um tempo para se preparar, para chegar melhor porque sabemos que lá não vai ter altitude. Nós vamos ter que nos preparar em Santa Cruz, numa cidade que não tem altitude e que faz calor também. Vamos ter todo esse tempo pra se preparar, para treinar e para chegar da melhor forma nesta repescagem”, projetou.
Estilo de jogo
Se destacando no futebol boliviano, Robson Matheus chegou ao Bolívar no início do ano, e manteve a crescente.
São 10 participações em gols em 27 partidas disputadas com a camisa do novo clube. Ao todo, são quatro gols marcados até o momento, e seis assistências. No empate contra o Atlético, teve a maior nota da partida de acordo com o aplicativo Sofascore.
Ao iG, o meia destacou como se consolidou como um valioso atleta dos dois lados do campo.
"Agradeço pela minha formação no futebol brasileiro, que sempre me ensinaram que tem que atacar e defender. Então isso me ajudou muito na minha preparação, na minha mentalidade. Graças a Deus consigo colocar isso hoje em dia no meu futebol", disse.
Atlético-MG e Bolívar se enfrentam na próxima quarta-feira (24), às 19h, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). O vencedor do confronto avança à semifinal da Copa Sul-Americana.
Fonte: IG