Com um vídeo de suas grandes defesas, o Manchester City anunciou oficialmente a contratação de Gianluigi Donnarumma na manhã desta terça-feira (2). Titular absoluto da seleção italiana, o goleiro chega ao clube inglês após uma passagem vitoriosa pelo Paris Saint-Germain, onde foi campeão da Champions League na última temporada, para assumir a vaga deixada pelo brasileiro Ederson.
A transferência de Ederson para o Fenerbahçe, da Turquia, foi selada na segunda-feira (1º), no último dia da janela de transferências europeia, encerrando uma era de oito anos de sucesso em Manchester. O brasileiro fez 372 partidas pelo clube inglês, onde teve uma marca incomum para um goleiro: oito assistências. Ele ganhou seis títulos da Premier League e uma Champions League no período.
A chegada de Donnarumma, de 26 anos, representa uma aposta do City em um goleiro que, apesar da idade, já possui uma carreira recheada de conquistas. No clube inglês, o goleiro irá utilizar o número 99 estampado na camisa, simbolizando o ano de seu nascimento, 1999.
Revelado como um fenômeno no Milan, onde estreou profissionalmente com apenas 16 anos, ele se tornou um dos pilares do clube e da seleção italiana.
Seu momento de maior glória com a Itália foi na Euro 2020 (disputada em 2021), quando foi eleito o melhor jogador do torneio após ser o herói nas disputas de pênaltis na semifinal e na grande final, garantindo o título italiano.
No PSG, Donnarumma viveu altos e baixos. Ele encerrou sua passagem no auge, com a conquista inédita da Champions League pelo clube francês, mas foi descartado pelo técnico Luis Enrique. Sua última partida no clube foi a derrota por 3 a 0 para o Chelsea, na final do Mundial de Clubes.
Fonte: IG