Dois dias após a derrota para a Colômbia, que sacramentou a ausência da Venezuela da Copa do Mundo de 2026, o meio-campista José Martínez, do Corinthians, se pronunciou sobre a eliminação de seu país do torneio.
Em sua conta no Instagram, que possui mais de um milhão de seguidores, o volante de 31 anos se desculpou com a torcida venezuelana, afirmando que foi a noite mais difícil de sua vida (veja abaixo a publicação).
"Dois dias depois da noite mais triste da minha vida e de muitos venezuelanos, só posso agradecer a todos que nos apoiaram até o último suspiro.
Um agradecimento infinito a cidade de Maturín, aos que viajaram durante nove rodadas e aos que torceram de qualquer lugar do mundo.
Culpa, decepção e impotência são os sentimentos que tenho neste momento. Falhamos na hora decisiva e essa dor será eterna.
Podem me questionar muitas coisas, mas minha entrega e sacrifício sempre estiveram visíveis. E continuarão estando, se Deus e a vida me derem a oportunidade de voltar a vestir a cor mais bonita de todas: a Vinotinto.
Aos pais dessas crianças que tanto se identificaram conosco: não deixem que esse sentimento de pertencimento desapareça. O venezuelano se levanta diante de qualquer circunstância, e desta vez não será diferente.
Que ninguém nunca perca o orgulho de ser venezuelano e de ser 'Vinotinto'.
Obrigado e perdão".
Venezuela fora da Copa do Mundo
A Venezuela chegou à última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 na sétima posição da tabela continental, lugar que garante uma vaga na repescagem internacional, com 18 pontos somados, um a mais que a Bolívia.
No entanto, após uma derrota por 6 a 3 para a Colômbia, e a vitória boliviana sobre o Brasil por 1 a 0, em El Alto, os venezuelanos foram ultrapassados na chave geral, terminando a campanha na oitava colocação.
Com o resultado, a Bolívia brigará por sua quarta participação na Copa do Mundo (1930, 1950 e 1994) na repescagem intercontinental. Até o momento, a única outra seleção confirmada é a Nova Caledônia, da Oceânia.
Já a Venezuela perdeu a chance de continuar na disputa por uma vaga inédita no Mundial. O país é o único sul-americano que nunca disputou a fase final do torneio.
Fonte: IG