Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio


 Vinte peritos criminosos da Polícia Federal vão fortalecer os trabalhos de segurança pública no Rio de Janeiro, conforme comunicado, nesta quinta-feira (30), do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O ministro informou que o envio dos peritos é o primeiro resultado do escritório emergencial de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, anunciado, na quarta-feira (29), no Palácio Guanabara. A medida ocorreu depois da Operação Contenção nos Complexos do Alemão e da Penha, que deixou, ao menos, 121 mortos.

Segundo o governo federal, os peritos vão trabalhar na análise dos locais de crimes, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames de balística, necrópsia e identificação de corpos.

Além deles, o governo divulgou que vai mobilizar também de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado.

De acordo com Lewandowski, a eficácia dos peritos pode ser aumentada de acordo com a necessidade. 

“Tivemos a ideia de criar esse escritório extraordinário de enfrentamento ao crime organizado para agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança”, afirmou o ministro. 

O escritório integrado tem a finalidade de, segundo o ministro, ser um fórum onde as forças vão conversar entre si para tomar decisões rapidamente até que uma crise seja superada.

“Este é o embrião daquilo que queremos criar com a PEC da Segurança Pública que está sendo discutida no Congresso Nacional”.


*Com informações do Ministério da Justiça e da Segurança Pública


Fonte: Agência Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade


Noticias



نموذج الاتصال