A maior onda já surfada no Brasil foi registrada no final do mês de julho na cidade de Jaguaruna, no litoral de Santa Catarina, conhecida como a Nazaré brasileira. O apelido faz alusão à vila portuguesa que leva o mesmo nome e é conhecida pelas ondas gigantes. O atleta brasileiro de ondas gigantes, Lucas Chumbo, surfou a formação de 14,82 metros.
Os surfistas e especialistas acreditam que a passagem de um ciclone extratropical pode ter sido responsável pelo swell histórico. A cidade já tem o registro de ondas gigantes, com recorde de 14 metros.
Os outros surfistas brasileiros de ondas gigantes, conhecidos como Big Riders, Thiago Jacaré, Marco Polo e Diego Rosa também estiveram na água para encarar o desafio na Laje da Jagua.
Jacaré é idealizador da Big Waves Brasil (BWB) e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e acionou o oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, para analisar as formações evconfirmar o novo recorde.
A previsão de ondas gigantes para a região, na última semana de julho, foi divulgada pela Defesa Civil e outros órgãos responsáveis pelo monitoramento de desastres naturais. Para acessar a onda, os atletas tiveram que avançar cerca de 5 quilômetros em direção a mar aberto para surfar.
A cidade catarinense é referência em ondas gigantes no Brasil e possui formação rochosa submarina que se estende por aproximadamente dois quilômetros e faz com que as ondas aumentem de tamanho ao se aproximarem da costa. O local se tornou ponto de referência para os surfistas.
Fonte: IG