O Flamengo sofreu um grande baque na manhã desta quarta-feira (19). Pedro sofreu lesão muscular na coxa esquerda confirmada e está fora da final da Libertadores, contra o Palmeiras, no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Apesar da péssima notícia, o momento crucial na temporada pede que o sentimento de motivação esteja acima da preocupação.
Diante do desfalque de peso para grande decisão, os rubro-negros já começaram a imaginar nas formas de superá-lo para conseguirem sair vitoriosos da partida mais importante de 2025. Apesar da ausência parecer irreparável, a equipe comandada por Filipe Luís declarou ao longo da temporada que pode sim encontrar soluções para encontrar soluções.
Em ano perturbado por conta do julgamento de manipulação esportiva, a camisa 27 passou por mais baixos que altos. Início muito bem, sendo decisivos nos títulos da Supercopa e Carioca, e depois tendo uma clara queda brusca de rendimento. O nível apresentado pelo atacante nos últimos jogos, além do fato de ser decisivo, é um dos motivos que mantém a esperança da torcida: marcou quatro gols nos últimos três jogos.
Mais intensidade na marcação alta
O principal fator que deixou uma pulga atrás na orelha de Filipe, em relação à titularidade de Pedro, foi sua dificuldade para ser intenso sem a bola. A marcação de pressão é uma marca inegociável para a ideia de jogo do treinador, porque sabe que seus comandados têm o controle das ações em campo pelo maior tempo possível. Seja com Bruno Henrique, Walace Yan e até Juninho, o Flamengo ganha força neste quesito.
Flamengo não contorna Pedro em vários momentos
Seja por conta de contusões ou por problemas disciplinares, o rubro-negro não pôde contar com a camisa 9 por diversos momentos do ano. E foi sem ele que conseguiu chegar na reta final com a liderança isolada no Campeonato Brasileiro e na final da Libertadores. No mata-mata do torneio continental, por exemplo, começou em campo em apenas metade dos seis duelos.
Flamengo derrotou o Palmeiras sem Pedro
É inegável que o centroavante foi a cara da última vitória sobre o adversário da decisão, de 3 a 2, no Maracanã, pelo Brasileirão, quando teve participação direta nos três gols. No entanto, o Flamengo já havia superado o alviverde paulista anteriormente na temporada, e sem Pedro. A equipe de Filipe Luís derrotou por 2 a 0, no Allianz Parque, também pela competição nacional. Na ocasião, o centroavante ainda estava no estágio final da recuperação de grave operação no joelho.
Artilheiro no meio de campo
Sem Gabigol ao lado pela primeira vez, e com Pedro longe de ter temporada constante, coube ao Arrascaeta assume o papel de artilheiro no momento. O camisa 10 não deixou de ser o garçonete também — tem 16 assistências —, mas passou a atuar mais perto do gol e o impacto nos números foi imediato: marcou 22 vezes em 2025 e é um dos artilheiros do Brasileirão.
Fonte: IG

